Vagas SISU 2022: Requisitos, Nota de Corte, Cursos Ofertados

Muitos estudantes têm o desejo de cursar uma instituição pública de ensino superior, seja ela federal ou estadual. Para conquistar uma das vagas SISU 2022, é realizado anualmente o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, e com a nota desse exame é possível se inscrever no Sistema de Seleção Unificada – SISU, usado por diversas universidades públicas como forma de seleção do estudante. O estudante inscrito no SISU pode escolher até duas vagas SISU 2022 no momento de sua inscrição. Essas vagas podem ser para o mesmo curso em universidades diferentes ou em cursos diferentes em uma mesma universidade.

O estudante escolhe as vagas de acordo com sua prioridade, colocando sua 1ª opção e 2ª opção. Os alunos selecionados na 1ª opção são automaticamente desclassificados da concorrência pela vaga de 2ª opção. Entretanto, caso não seja aprovado na 1ª opção, mas seja aprovado na 2ª opção, tem a oportunidade de ficar na lista de espera da 1ª opção ou de ficar com a 2ª opção.

Vagas SISU 2022
Vagas SISU 2022

Confira também a Lista de Espera SISU 2022.

SISU 2022

A edição do SISU 2022 trouxe mais de 235 mil vagas de curso superior, em mais de 120 universidades públicas do país. Para participar da edição de 2022 era necessário que o estudante tivesse realizado a prova em 2018. O período de inscrição no SISU ocorre logo após a divulgação dos resultados das notas do ENEM.

As vagas no SISU são distribuídas em: modalidade geral, alunos de escola pública, alunos pretos, pardos e indígenas, e alunos com deficiência. As notas de corte variam de acordo com a modalidade, com o curso e a instituição.

Requisitos para Participação

Para participar do SISU é necessário que o candidato se encaixe em alguns requisitos, como:

  • Ter realizado a última edição do ENEM;
  • Não ter zerado a redação.

Algumas vagas podem cobrar requisitos específicos, como por exemplo: algumas universidades do estado de São Paulo só oferecem vagas para alunos de escola pública.

Nota de Corte

Nota de corte é a nota mínima para ser aprovado em uma vaga. Alunos que tiram acima desta nota são classificados e conquistam a vaga. As notas de corte dependem do número de inscritos, número de vagas, e nota dos inscritos para aquela vaga. Durante o período de inscrição do SISU, as notas são atualizadas diariamente. Sendo assim, a nota que vale é a que é calculada com base no último dia de inscrições.

Vagas SISU 2022

O número de vagas depende do curso e da instituição escolhida. Essas vagas podem ser consultadas no site do SISU (https://sisu.mec.gov.br/#/vagas#onepage), onde o aluno pode escolher de acordo com o curso, visualizando a lista de municípios e instituições que oferecem esse curso.

Cursos Ofertados pelo SISU

Diversos cursos são oferecidos pelo SISU, sendo possível consultar todos os cursos na página do SISU, na mesma página da consulta de vagas. Os cursos são em diversas áreas, como:

  • Exatas;
  • Humanas e;
  • Biológicas.

Sendo que com o SISU o candidato pode se inscrever em dois cursos na mesma área ou em cursos de áreas diferentes.

Deixar uma resposta