Vagas Remanescentes SISU 2022: Inscrição, Quem tem Direito

As vagas remanescentes SISU 2022 nada mais são do que os cursos que não tiveram uma “mega procura” pela população. Ou seja, são aqueles que são considerados os menos populares e menos concorridos. E com isso, apesar de ainda haverem pessoas se candidatando por meio do programa, ainda costumam sobrar lugares disponíveis. É possível, a partir disso, se inscrever. Falaremos mais sobre as Vagas Remanescentes SISU 2022 no decorrer do texto.

Vagas Remanescentes SISU 2022
Vagas Remanescentes SISU 2022

Vagas remanescentes SISU 2022

O Sistema de Seleção Unificada 2022 (SISU) é um programa feito para ajudar a população a ingressar em uma instituição de ensino superior pública. Isso porque, o mesmo utiliza as notas do ENEM como base de nota de corte, para as universidades. Ou seja, por meio dele, você não precisará prestar nenhum vestibular. E melhor, o projeto é inteiramente gratuito, e a seleção acontece no máximo duas vezes por ano.

Vale a pena destacar que o programa foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), então, ele está diretamente ligado ao governo. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre as vagas remanescentes SISU 2022.

Veja também:

Como funciona as vagas remanescentes SISU

Em relação a como funciona as vagas remanescentes SISU, é muito simples. Todos os candidatos que não foram aprovados na lista de corte original, ainda podem ser aprovados. Isso claro, considerando que a universidade em si declare que sobraram vagas no curso escolhido.

Disso, o estudante poderá se inscrever na lista de espera, e então, torcer para ser chamado. Vale a pena lembrar aqui que serão privilegiados aqueles com as maiores notas com relação à nota de corte primária.

Quem tem Direito as Vagas Remanescentes SISU

Todos os estudantes que participaram do ENEM têm direito as vagas remanescentes SISU 2022:

  1. Lembrando que o mesmo também precisa, primeiramente, ter se inscrito no programa do SISU, antes de saírem as notas de corte.
  2. Pois, deste modo, ele já tentou se eleger em um curso e instituição de ensino superior pública, anteriormente.
  3. Vale a pena destacar que o Ministério da Educação (MEC) também liberou transferências de universidades particulares para públicas, por meio do SISU.

Inscrição Vagas Remanescentes SISU 2022

Para fazer sua inscrição às vagas remanescentes SISU, o procedimento é bastante simples. Aconselhamos que você siga o passo a passo abaixo:

  1. Primeiramente, entre no site oficial do SISU
  2. Posteriormente, faça o login na plataforma utilizando seus dados pessoais. Feito isso, clique na opção boletim do candidato
  3. Agora, selecione o curso que você deseja participar. Feito isso, basta clicar em participar da lista de espera.
  4. Basta então aguardar o prazo de divulgação, por parte da entidade, para saber a sua resposta

Datas das Vagas Remanescentes SISU

Não há uma data exata para sabermos a divulgação das vagas remanescentes. Entretanto, elas costumam seguir um padrão. As convocações geralmente ocorrem depois de uma semana que o prazo final das vagas “normais” foi preenchido.

Entretanto, pode acontecer que as vagas posteriores fiquem abertas até o início das aulas. Que geralmente costuma acontecer apenas em março. Isso claro, de acordo com cada universidade. Vale a pena consultar com a mesma quando retornará às atividades.

Deixar uma resposta