SISU Segundo Semestre 2022: Inscrições, Vagas

O aluno que tiver feito o ENEM, mas não conseguiu uma vaga no primeiro semestre do SISU de 2022, poderá se inscrever no SISU segundo semestre 2022 para aumentar suas chances de conseguir uma vaga em uma instituição pública de ensino. Entenda por este texto, como se inscrever no SISU segundo semestre 2022, vagas remanescentes e notas de corte.

SISU Segundo Semestre 2022
SISU Segundo Semestre 2022

SISU Segundo Semestre

O SISU 2022 (Sistema de Seleção Unificada), é uma ferramenta criada pelo MEC (Ministério da Educação), com o intuito de classificar os estudantes que fizeram o ENEM no final do ano anterior, para que sejam selecionados para Instituição de ensino superior ou técnico de organizações pública.

Por meio deste sistema, o estudante pode conseguir uma vaga em uma das melhores Universidades Públicas do Brasil. Entretanto para participar é obrigatório estar dentro das regras pré-determinadas pelo MEC e atender
à todos os prazos e datas do programa.

O SISU possui duas fases, ou semestres, sendo o primeiro entre janeiro e fevereiro e o segundo no mês de junho. O estudante poderá se cadastrar tanto na primeira quanto na segunda etapa, desde que não tenha sido contemplado com uma vaga anteriormente.

Inscrições SISU Segundo Semestre 2022 – Passo a passo:

Para os candidatos fizeram a edição de 2021 do ENEM, mas não conseguiram participar do primeiro semestre de 2022 do SISU, poderão ainda se inscrever na segunda etapa no programa que tem início em junho. Deste modo, será necessário fazer uma nova inscrição na plataforma, e ter em mãos seu número de CPF, senha e o número do código de inscrição utilizados para o cadastro no ENEM em questão.

Veja, logo abaixo, um passo a passo sobre como se inscrever no SISU 2022:

  1. Vá até o site do SISU, utilizando o link: https://sisu.mec.gov.br/#/;
  2. Faça um login na plataforma com seu CPF, senha e número de inscrição no ENEM 2021;
  3. No primeiro acesso, será necessário fazer uma confirmação dos dados que estão cadastrados no sistema, então verifique todas as suas informações, e se haja um cadastro errôneo, faça a alteração que for necessário, e prossiga;
  4. Também será importante confirmar se o endereço de e-mail e número de telefone cadastrados são válidos.
  5. Posteriormente, escolha a primeira opção de curso que pretende cursar, procurando pela modalidade ou instituição;
  6. Clique na modalidade do curso em questão, observe todas as informações e documentos necessários para tal categoria e confirme como sua primeira opção;
  7. Faça o mesmo procedimento para escolher sua segunda opção;
  8. Por fim, você poderá alterar tanto sua primeira quanto a segunda opção, contanto que o período de inscrição ainda esteja ativo. Aliás, será preciso escolher também neste momento, se deseja participar de alguma cota.

Obs.: Deste modo, os candidatos que forem aprovados não primeiro ou segunda opção, não poderão se cadastrar na lista de espera.

Vagas Remanescente SISU Segundo Semestre

O SISU do 2º semestre 2022 oferecerá um total de 57.271 vagas. Em geral serão 68 Instituições públicas de ensino superior participantes, em todo o território nacional. Para acessar as vagas remanescentes SISU 2022, será preciso saber se você está acima da nota de corte, caso esteja abaixo, será possível ainda voltar até o portal e escolher novas opções de curso.

Após se decidir se deseja permanecer na mesma opção de curso ou modifica-la, aguarde a divulgação das vagas remanescentes para a Universidade, turno e curso escolhido, e caso seja contemplado com uma vaga, vá até a secretaria da faculdade pessoalmente, e faça a sua matrícula. Neste caso, fique atento aos períodos de matrícula para não perder sua vaga.

Notas de Corte SISU Segundo Semestre 2022

O SISU, calcula diariamente as notas de corte SISU 2022 para cada curso, turno e Instituição participante. Portanto, é importante que o candidato fique atento todos os dias na plataforma, já que em uma data você pode estar acima e na subsequente estar abaixo da nota de corte, já que cada aluno pode modificar as escolhas dos cursos à qualquer momento durante os dias de cadastro.

Assim sendo, são cinco horários diários que o sistema recalcula as notas de corte, são eles: 00:00 horas, 07:00 horas, 12:00 horas, 17:30 horas e 20:00 horas.

Deixar uma resposta