Segunda Chamada SISU 2022: Inscrição, Como Funciona, Data

Todo e qualquer candidato que não for selecionado na primeira chamada do SISU 2022, poderá se inscrever na lista de espera, e tentar uma vaga na segunda chamada SISU 2022. Neste manual, serão descritas informações sobre a 2ª chamada do SISU 2022, cronograma e um passo a passo para se inscrever. Confira!

Segunda Chamada SISU 2022
Segunda Chamada SISU 2022

Segunda Chamada SISU – O que é e Como Funciona?

O SISU 2022 (Sistema de Seleção Unificada) é uma plataforma digital elaborada pelo MEC (Ministério da Educação), para selecionar todos os alunos que participaram do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior, e classifica-los para vagas em Instituições de Ensino Superior Público. No dia 18 de junho serão publicados os resultados da segunda etapa do programa, referente ao segundo semestre de 2022.

Assim que os candidatos forem selecionados, haverá a obrigatoriedade de ir pessoalmente até a secretaria estudantil, da instituição em questão e efetuar a matrícula assinando o contrato, para que assim, os mesmos possam garantir a sua vaga. O estudante deverá ficar atento ao prazo e período de inscrição de sua Universidade, já que as datas podem ser diferentes de local para local. Todavia, de maneira geral, o prazo estabelecido pelo MEC, será de 22 até 28 de junho de 2022.

Portanto, apenas os candidatos que participaram da e dição de 2017 do ENEM, poderão tentar uma vaga do SISU em 2022. Tendo isso em vista, atente-se!

Data da Segunda Chamada do SISU 2022 – Cronograma completo:

Este ano serão oferecidas um total de 57.271 vagas em Universidades públicas federais e estaduais, e escolas de ensino tecnológico. Os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, são os estados que mais disponibilizarão vagas do SISU 2022, no segundo semestre. Já no Mato Grosso, Amazonas e Sergipe, por sua vez, não oferecerão vagas para a segunda chamada do programa.

Veja, logo abaixo, todas as datas e prazos da segunda chamada do primeiro e segundo semestre da edição de 2022 do SISU. Observe:

Cronograma SISU 2022 – 1º Semestre (Segunda Chamada):

Os candidatos deverão demonstrar interesse na segunda chamada das vagas remanescentes, nos cursos escolhidos, entre os dias 28 de janeiro a 4 de fevereiro de 2022, e caso selecionados na sequência, deverão ir até a instituição confirmar sua matrícula e garantir a vaga.

Cronograma SISU 2022 – 2º Semestre (Segunda Chamada):

Os alunos que não conseguiram a vaga na primeira chamada do 2º semestre deverão se cadastras na lista de espera entre os dias 22 e 27 de junho de 2022, os resultados saem logo em sequência, ao final deste período.

Como se Inscrever na Segunda Chamada SISU?

  1. Vá até o site do SISU, pelo link: https://sisu.mec.gov.br/#/;
  2. Clique em “Ir para o conteúdo” e, posteriormente em “Ver meu Boletim”;
  3. Faça um login com o número de seu código de inscrição e senha pré cadastrada;
  4. Dentro do portal, acesse o item “Participar da lista de espera 2022”;
  5. Aguarde a mensagem de confirmação do procedimento, para garantir a inscrição;
  6. E pronto, o próximo passo será aguardar a lista de espera fechar, e a liberação da segunda chamada.

Obs.: Lembre-se que o processo não é automático, ou seja, para os estudantes que não forem selecionados na primeira chamada do SISU 2022, será uma obrigação se cadastrar na lista de espera, caso queiram concorrer à uma vaga na 2ª chamada. Portanto, preste atenção aos prazos.

Deixar uma resposta