Lista de Espera SISU 2022

O SISU oferece uma segunda chance para candidatos do primeiro ou segundo semestre, que não foram contemplados com uma das vagas na primeira chamada do programa, se cadastrando na lista de espera SISU 2022. Neste artigo, serão dispostas informações e dados sobre o que é a lista de espera SISU 2022, como funciona, inscrições, entre outros. Entenda tudo!

Lista de Espera SISU 2022
Lista de Espera SISU 2022

Lista de Espera SISU – O que é?

O SISU 2022 (Sistema de Seleção Unificada) é um programa de seleção de estudantes que participaram do ENEM no anterior, para classificá-los entre os cursos do ensino superior em Instituições Públicas.

Neste ano de 2022, serão contemplados os alunos que fizeram a edição de 2018 do ENEM e ficarem acima da nota de corte para o curso escolhido. Os estudantes irão disputar as vagas com outros candidatos que escolherem o mesmo curso, turno e instituição de ensino.

A lista de espera é a etapa que o estudante que não conseguiu uma vaga no programa na primeira chamada deve inscrever para se candidatar às vagas remanescentes, ou seja, de candidatos que perderam os prazos ou desistentes.

O SISU também disponibiliza vagas da lista de espera, com preferência para alunos de escolas públicas, bolsistas integrais de escolas privadas e deficientes, além de vagas para cotistas.

A partir deste ano, os estudantes que forem selecionados na segunda opção do curso, não poderão desistir da vaga para ficar na lista de espera para a primeira opção, o que era uma possibilidade até a edição de 2018 do SISU.

Como Funciona a Lista de Espera do SISU 2022?

O programa, nesta edição de 2022, não é automático, ou seja, somente poderão participar os candidatos que estiverem fora dos selecionados na primeira etapa, tanto do primeiro ou segundo semestre do programa, e que se inscreveram na lista de espera.

Além disso, somente serão aceitas inscrições do SISU 2022 feitas dentro do prazo de inscrição e candidatos não aprovados na lista de espera do 1º semestre, deverão se cadastrar novamente para o 2º semestre se pretenderem ter uma nova chance.

Deste modo, caberá exclusivamente ao estudante ficar atento à todos os prazos e manter os dados da inscrição ativos e atualizados, para evitar problemas futuros. Além disso, ao ser selecionado, o aluno deverá ir até a secretaria da Universidade e efetuar a matrícula.

Requisitos para Participar

Poderão se inscrever na lista de espera do SISU, os estudantes que estiverem dentro das condições estabelecidas pelo Ministério da Educação. São elas:

  • Ter realizado a prova do ENEM 2021;
  • Ter cadastro no primeiro ou segundo semestre do Sisu 2022;
  • Não ter sido aprovado na primeira chamada do SISU 2022, no primeiro ou segundo semestre (em nenhuma das opções);

Inscrição Lista de Espera SISU 2022 – Passo a passo:

  1. Vá até o site do SISU, pelo link: https://sisu.mec.gov.br/#/;
  2. Clique na opção “Boletim do Candidato” e em seguida em “Participe da Lista de Espera”;
  3. Faça um login com seu número de cadastro no ENEM 2021 e senha;
  4. Posteriormente, confira se todas as informações estão corretas e confirme a participação;
  5. O procedimento só estará completo quando for emitida uma mensagem de confirmação, portanto fique atento e garanta que seu endereço de e-mail cadastrado no portal é válido.

Deixar uma resposta