FIES 2022: Inscrições, Novas Regras, Aditamento, Resultado

O FIES 2022, sigla para Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa criado pelo Governo Federal, que tem como objetivo permitir que estudantes possam realizar o financiamento de seus estudos. O financiamento estudantil FIES 2022 pode ser de 50% até mesmo 100%, onde o estudante só irá pagar pelo curso realizado após sua graduação.

FIES 2022
FIES 2022

Leia mais sobre opções da educação no Brasil:

Inscrição FIES 2022

 As inscrições para o FIES 2022 ocorreram entre os dias 26 e 29 de janeiro, essa foi a primeira de duas edições que acontecem durante o ano, sempre uma no primeiro semestre, e outra no segundo semestre.

 A inscrição deve ser feita por meio do site oficial do programa, onde o candidato deve informar seus dados pessoais, assim como sua renda e a renda de sua família.

 Nessa etapa o candidato deve escolher um total de três opções para os cursos que deseja realizar, assim como o período e a instituição de sua escolha.

Como se Inscrever no FIES

Para se inscrever no FIES é simples:

  • Primeiramente acesse o site oficial do programa;
  • Informe os dados necessários para realizar a inscrição;
  • Caso você tenha sido aprovado, depois de realizar a inscrição, terá no máximo 10 dias para validar suas devidas informações na CPSA;
  • Depois disso, será necessário ir até o banco escolhido contratar o financiamento.

Novas Regras do FIES

 Com o objetivo de estar sempre melhorando de acordo com os anos, o FIES sempre possui algumas regras novas diferentes das edições passadas. Para a edição do ano de 2022, a taxa de juros passou a ser de 3,4%, sendo o período para a carência total de 18 meses.

Aditamento FIES

 O aditamento, é a renovação referente ao benefício do financiamento que os alunos devem realizar todos os semestres. Para realizar o aditamento do FIES, basta seguir os seguintes passos abaixo:

  • primeiramente você irá receber um e-mail do FNDE a respeito da liberação do aditamento feita pela CPSA da instituição. Esse e-mail possuirá um link para o site do SISFIES, clique nele;
  • ao entrar no site, você deverá procurar pela opção de “Aditamento de contrato”;
  • na próxima etapa, você deverá informar seu CPF juntamente com a senha para acesso. Você deverá também digitar o código de ativação e então deverá clicar em “Entrar”;
  • agora você deverá conferir todos seus dados e ver se todos estão corretos, logo após deverá clicar em “Sim”, e dar continuidade no processo;
  • logo após você terá a opção de alterar os dados, se você tiver a necessidade de realizar alguma alteração, você deverá clicar em “Sim”, mas caso não haja, você deverá clicar em “Não”. Após você deverá clicar em “Confirmar aditamento”;
  • por fim, para completar o procedimento, você deverá comparecer até a CPSA da instituição para realizar a retirada da DRM já com a assinatura do diretor responsável.

Resultado FIES 2022

O resultado para a primeira edição do FIES do ano será divulgado no dia 2 do mês de fevereiro.

  • dia 2 de fevereiro

Boleto FIES

 A segunda via para pagamento do boleto de seu financiamento pode ser emitida por meio da sessão do FIES no site oficial da Caixa. Lá no site, você deverá informar o número de seu CPF, assim como a senha que escolheu no momento do cadastro para poder realizar seu acesso.

Novo FIES

 O novo FIES é uma forma de financiamento feito pelos estudantes que é mais moderno. Esse novo modelo divide o programa em algumas modalidades, dando a oportunidade aos que mais precisam de poderem financiar seu curso com 0% de juros. Dessa forma, o programa viabiliza maior acesso das pessoas para poderem estudar no Ensino Superior.

Deixar uma resposta