Datas do SISU 2022: Inscrição, Resultado, Segunda Chamada

As datas do SISU 2022 são importantes para quem irá realizar o exame, afinal, é importante que você acompanhe todo cronograma, desde o processo de inscrição até a divulgação do resultado. Veja abaixo as Datas do SISU 2022.

Datas do SISU 2022
Datas do SISU 2022

SISU 2022

O SISU 2022, Sistema de Seleção Unificada, teve sua criação no ano de 2010 pelo Ministério da Educação com o objetivo de facilitar as inscrições realizadas por alunos em universidades que utilizam a nota do ENEM como base de aprovação para os candidatos interessados.

O sistema corresponde a uma plataforma online onde por meio dela os interessados em estudar em uma universidade podem realizar suas inscrições.

Durante o dia, os candidatos aplicam suas respectivas notas recebidas no ENEM, e na madrugada, acontece um ranking referente a todos que aplicaram sua nota em determinada universidade, assim, no outro dia o candidato verificará qual sua posição diante desse ranking e se tem condições de ser aprovado na universidade escolhida.

Cronograma do SISU 2022

O SISU, programa utilizado para selecionar alunos através de suas notas obtidas no ENEM, teve sua divulgação feita pelo MEC, para que os alunos que prestaram a prova em 2021, pudessem aplicar suas notas em universidades que utilizam do sistema para a aprovação dos candidatos.

  • Os candidatos interessados em uma vaga em alguma universidade do país deverão realizar suas inscrições referente ao primeiro semestre no programa do dia 22 ao dia 25 de janeiro, lembrando que o resultado somente terá sua divulgação no dia 28 do mesmo mês.
  • Para o segundo semestre, as datas para realização das inscrições são do dia 4 ao dia 10 de junho, lembrando que o resultado referente a classificação dos interessados a uma vaga na universidade será apenas no dia 10 do mesmo mês.

Data de Inscrição

Como argumentado no tópico anterior, as datas referentes às inscrições para o primeiro semestre dos alunos para o programa do Sistema de Seleção Unificada deverão ser realizadas entre os dias 22 de janeiro e o dia 25 de Janeiro.

Já as datas referentes ao segundo semestre SISU 2022 serão do dia 4 de junho ao dia 7 do mesmo mês. Lembrando que os candidatos tem a opção de escolher duas opções diferentes de curso, utilizando a mesma nota para ambos.

Os candidatos também deverão informar qual modalidade para concorrerem eles têm interesse, podendo ser cotista ou optar por não ser cotista.

Data do Resultado do SISU

A data de divulgação do resultado referente a aplicação dos alunos de sua nota recebida no Exame Nacional do Ensino Médio para o primeiro semestre é no dia 28 de janeiro, sendo esse o tão esperado momento entre os candidatos, para saberem se obtiveram sucesso na aprovação ou não.

A data referente ao segundo semestre para o resultado da aplicação da nota do candidato no sistema será divulgada no dia 10 de junho.

A seleção dos candidatos é realizada através do ranking em que cada um se encontra. De acordo com a quantidade de vagas oferecidas pela universidade, os melhores rankeados terão direito às respectivas vagas.

Datas do SISU 2022 Segunda Chamada

A segunda chamada do programa 2022 voltada para os alunos que acabaram por ficar na lista de espera durante a primeira chamada referente ao primeiro semestre acontecerá a partir do dia 7 de fevereiro, enquanto que a segunda chamada para os alunos da lista de espera do segundo semestre será a partir do dia 19 de junho.

Deixar uma resposta