Cronograma Sisu 2022: Calendário SISU 2021, Datas 1° e 2° Semestre

Cronograma SISU 2022 – O Sistema de Seleção Unificada, depois do ENEM, é o passo mais importante para quem deseja ingressar em alguma universidade pública no Brasil. Entretanto, para não perder a sua oportunidade, é de suma importância ficar atento ao Cronograma SISU 2022.

Abaixo você vai entender como se inscrever no SISU 2022, como saber se foi aprovado e claro, o cronograma completo do SISU para você não perder a sua oportunidade. Vamos lá!

Cronograma SISU 2022
Cronograma SISU 2022

Calendário do Sisu 2022

O Calendário do SISU está sempre sendo atualizado e todos os anos muda, portanto, para saber todos os dados oficiais do SISU, a forma mais simples é acessar o próprio portal oficial do SISU, na página “Cronograma”.

Para isso, basta entrar no site oficial do SISU ou então ser direcionado diretamente para o Calendário do SISU, clicando aqui.

Como se inscrever no SISU?

Hoje em dia, fazer a inscrição SISU 2022 é muito simples e rápido, basta fazer os 5 passos abaixo e esperar os resultados saírem.

Porém, é importante lembrar que, no momento que você for fazer a sua inscrição, existe algo chamado “Classificação Parcial”. Em resumo, essa classificação informa para você a nota de todas as pessoas que estão participando daquela mesma vaga.

Nesse caso, se a sua nota for muito inferior à nota média dos outros participantes, é importante pensar se essa é realmente a melhor opção para você ou será necessário mudar de curso e/ou instituição.

Passo a passo de como se inscrever no SISU:

  • Passo 1: Acesse o site oficial do SISU, clicando aqui;
  • Passo 2: Já dentro do site, clique no botão “Fazer inscrição”;
  • Passo 3: Pronto! Agora faça o seu login com o seu Número de Inscrição e a Senha do ENEM do ano anterior.
  • Passo 4: Na plataforma, na hora de fazer a sua inscrição, escolha 2 cursos distintos, podendo ser na mesma universidade ou em universidades diferentes;
  • Passo 5: Pronto! Agora basta esperar o resultado sair e verificar se você passou ou não na universidade e no curso desejado.

Segunda chamada do SISU

Infelizmente não existe uma segunda chamada para o SISU 2022. Em outras palavras, o SISU possui 2 fases, a primeira é a chamada regular, chamada única.

Entretanto, existe a fila de espera, onde, caso você não seja chamado para a primeira chamada (chamada regular), você ainda tem a chance de ser escolhido na fila de espera.

Para participar, basta verificar se foi aprovado, caso não tenha sido, acesse a página do participante SISU 2022, clique em “Ver meu boletim” e posteriormente, clique em “participar da lista de espera”.

Nota de corte do SISU

Como saber se fui aprovado ou não? Não tem como saber antes do resultado, sair, porém, é sim, possível ter uma noção.

Hoje em dia o SISU utiliza o ENEM para fazer o processo seletivo dos candidatos. Nessa mesma linha, as universidades públicas possuem notas de corte que vão de 0 a 1000, assim como o ENEM.

Ou seja, para você entrar em Medicina, a nota de corte mínima é 800 e máxima 950, por exemplo. Dessa forma, quanto mais próximo de 950 foi sua nota do ENEM, mais chances você tem de entrar para a Chamada Regular (primeira chamada) do SISU.  No entanto, se a nota de corte mínima for 700, e você tirou 650, logo não está elegível para tal vaga.

Deixar uma resposta