Cotas SISU 2022: Como Funciona? Racial, Escola Pública

Com o objetivo de promover a inclusão social nas instituições de ensino superior, o SISU oferece a modalidade de cotas SISU 2022, para alunos que cumpram e comprovem requisitos possam ter uma maior chance de ingressar na universidade. O oferecimento de cotas SISU 2022 se pauta na Lei nº 12.711/2012, que dispõe que 50% das vagas de universidades federais devem ser reservadas para alunos oriundos de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

A quantidade de vagas destinadas aos estudantes que se encaixam nessa lei varia de acordo com a instituição e com o curso, e é calculada anualmente. No momento de inscrição do SISU, o aluno pode se inscrever na modalidade de cotas, onde irá disputar uma vaga apenas com outros alunos dessa modalidade.

Cotas SISU 2022
Cotas SISU 2022

Cotas SISU 2022

O número de vagas entre os alunos cotistas depende do estado e da demanda. Por exemplo, se no estado de Minas Gerais há mais pessoas com deficiências do que no estado de Mato Grosso do Sul, no estado de Minas Gerais são necessárias e disponibilizadas mais vagas nas universidades para pessoas com deficiência do que no estado do Mato Grosso do Sul.

Como funciona o sistema de cotas SISU

O aluno que pretende ser contemplado com as cotas deve se inscrever no SISU 2022 selecionando a opção em que se encaixa.

Além disso, após a seleção, as universidades cobram a comprovação de que esse estudante realmente se encaixa na lei de cotas, como por exemplo, os estudantes que se inscrevem na cota para alunos de escola pública devem comprovar com o histórico escolar que estudavam em escola pública.

Quem tem direito às Cotas SISU 2022

Para poder participar das cotas do SISU é necessário ter realizado a edição mais recente do ENEM e cumprir um ou mais dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio em escolas públicas, comprovando isso com o histórico escolar;
  • Se autodeclarar preto, pardo ou indígena, comprovando isso com uma auto declaração assinada;
  • Ser portador de alguma deficiência, comprovada por laudo médico;
  • Ser de baixa renda, com renda mensal per capita menor do que um salário mínimo e meio, comprovando isso com os comprovantes de renda (holerites, declaração de Imposto de Renda, extratos bancários e similares).

Documentos Necessários para o SISU 2022

Para efetuar a matrícula através do SISU são necessários alguns documentos SISU 2022, como:

  • Documento original com foto (como RG ou CNH) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Título de eleitor;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Histórico Escolar do ensino médio;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Comprovante de reservista do Exército (no caso dos homens);
  • Comprovante de residência (como contas de luz, internet e similares).

Inscrição SISU 2022

Para realizar a inscrição no SISU 2022 é necessário ter uma conta no Portal do Governo Federal, e o candidato deve:

  • Acessar o site do SISU (disponível em: https://sisualuno.mec.gov.br/#/login);
  • Realizar o login (com o CPF e senha cadastrados no Portal do Governo Federal);
  • Escolher duas opções de curso, sendo a primeira a principal e a segunda em que irá ser selecionado apenas se não for selecionado na primeira opção.

Após o encerramento das inscrições, os resultados da seleção são divulgados e o estudante pode realizar a matrícula na universidade escolhida, caso seja aprovado.

Deixar uma resposta